01/05/2010

Técnicos sugerem alternativa à Avenida Água Espraiada

(Jornal SP Zona Sul - Edição 2112 – de 21 a 27 de março de 2003 – Página 5)

Que regras devem ser estabelecidas para o crescimento da região do Jabaquara? Um documento foi preparado pela Subprefeitura, em conjunto com a comunidade para definir estas propostas. O Plano Diretor Regional foi concluído e, a reunião para apresentação final, surpreendeu. Uma das mais polêmicas idéias contidas no plano é a de não prolongar a Avenida Água Espraiada, como está previsto. Para garantir uma alternativa viária à Avenida dos Bandeirantes, foi proposta a revitalização da Avenida Cupecê, que também seria alvo de obras para eliminar cruzamentos e garantir fluidez ao tráfego. A população que vive às margens do Córrego Água Espraiada seria transferida para habitações populares e, ao longo do córrego, seria construído um parque linear, para uso da comunidade local.

A novidade não só pegou muita gente de surpresa como gerou questionamentos. A Operação Urbana Água Espraiada, aprovada na Câmara Municipal em dezembro de 2001, prevê o prolongamento da Avenida Água Espraiada confome projeto original, ligando-a desde a Marginal Pinheiros até a Rodovia dos Imigrantes. Da mesma forma, está previsto um parque linear, com área verde, pista de caminhada e talvez até ciclovia deve ser construído ao longo da avenida que não terá semáforos ou cruzamentos – só aéreos, através de pontes e passarelas. Ao mesmo tempo, a área deverá receber empreendimentos imobiliários de grande porte e também habitações populares que abrigarão os atuais moradores das favelas.

A grande pergunta que ficou após a reunião de sábado foi que parece improvável propor uma mudança radical em uma Operação Urbana já aprovada. É bem verdade que a lei votada pelos vereadores não incluía o projeto final da avenida, da forma proposta, com áreas verdes e cruzamentos aéreos.

Mas, a ligação com a Rodovia dos Imigrantes parece fundamental para atrair os investidores que a Prefeitura busca para a área e que, por sua vez, vão garantir arrecadação de recursos para a revitalização da área.

0 comentários:

Vídeo no youtube