01/05/2010

Impactos ambientais da Operação Urbana em debate

(Edição 2113 – de 28 de março a 03 de abril de 2003 – Página 5)

A já aprovada Operação Urbana Consorciada Água Espraiada gera muita polêmica. A questão ambiental é apenas uma delas e estará em debate na próxima segunda-feira, dia 31. O encontro terá como objetivo apresentar e colocar em discussão o o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de impacto Ambiental - EIA-RIMA, para Operação Urbana Consorciada Água Espraiada. A expectativa é de que a participação de associações de moradores dos bairros diretamente atingidos pela Operação compareçam em peso, como Americanópolis, Jardim Aeroporto, Brooklin entre outras.

Embora o objetivo seja discutir o impacto ambiental da proposta, é provável que venham a tona outros temas polêmicos, como a mudança de zoneamento na área, a construção de habitações populares, etc.

A audiência pública deverá ser conduzida pelo próprio Secretário do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Adriano Diogo. O Conselho Municipal do Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável - CADES também deverá estar presente.

A Operação Urbana prevê o prolongamento da Avenida Água Espraiada até a Rodovia dos Imigrantes, com pistas expressas (sem semáforos ou cruzamentos, só pontes e passarelas fariam a ligação); criação de área verde ao longo da avenida e construção de habitações populares e reurbanização da região do Córrego Água Espraiada, hoje tomada por favelas.

Para tanto, a Prefeitura pretende arrecadar fundos através da venda de títulos que permitirão a construção de edifícios comerciais em áreas onde hoje é proibido tanto o comércio quanto a construção de prédios.

A audiência acontece segunda-feira, 31, às 19:00 horas na Avenida Armando de Arruda Pereira, 348 - Jabaquara - São Paulo. O Estudo de Impacto Ambiental está disponível para consulta, no horário das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 horas, nos dias úteis, no CADES à Rua do Paraíso, 387 - 1º andar.

0 comentários:

Vídeo no youtube