01/05/2010

CET promete melhorar trânsito na região da Água Espraiada

Edição 2170 – de 14 a 20 de maio de 2004 – Página 5

Desde que a avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada) foi construída, os moradores do Jardim Aeroporto viram surgir e crescer um problema: o trânsito nas vias residenciais da região, utilizadas como atalho entre a nova via e a Avenida Pedro Bueno ou Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira. A recém fundada SAPAJJAE (Sociedade Amigos do Parque Jabaquara e Jardim Aeroporto) tem promovido reuniões para debater a extensão da avenida e a implantação imediata de um projeto viário que minimize os problemas locais. A CET prometeu, em reunião promovida no último sábado, dia 8, fazer mudanças no prazo de 60 dias.

Trânsito e urbanismo na região do Aeroporto foram debatidos pela comunidade

A questão do trânsito no Parque Jabaquara e no Jardim Aeroporto é uma das principais motivações para a mobiliação atual da comunidade local. O próprio Aeroporto tem, cada vez mais, gerado fluxo de caminhões e carros na região, especialmente por conta das transportadoras e empresas ligadas a Congonhas. Além disso, a construção da Avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada), que não foi concluída, fez com que as ruas residenciais se tornassem atalhos entre as avenidas locais (veja matéria ao lado).

Mas, há várias outras questões estruturais a serem debatidas. Por isso, a Sociedade Amigos do Parque Jabaquara e Jardim Aeroporto fundada há apenas um ano, vem conquistando um número de participantes expressivo. No sábado passado, a entidade voltou a se reunir, no salão nobre do Centro Assistencial Cruz de Malta, para organizar grupos que vão definir as principais reivindicações e carências do bairro.

Uma das grandes preocupações dos integrantes da SAPAJJAE é com a Operação Urbana Água Espraiada, que deve mexer com a vida do bairro completamente. Quando estiver em implantação, a Operação vai trazer não apenas o prolongamento da Avenida Roberto Marinho, como também a construção de moradias populares em substituição às favelas ao longo do córrego, criação de áreas verdes e de lazer ao longo da avenida, desapropriações de imóveis locais, instalação de empresas e construção de edifícios comerciais etc.

Na reunião do último sábado, foram criados grupos de trabalho para ampliar as discussões. A sociedade já contava com um grupo de trabalho de trânsito, agora com a designação ampliada para “Trânsito, Operação Urbana e Águas Espraiadas”. “Desde o início do seu trabalho esse grupo teve por meta, a continuação da avenida Jornalista Roberto Marinho até a avenida Pedro Bueno, e por extensão a conclusão final do projeto. Enquanto estas obras não acontecem, o grupo obteve a aprovação pela CET de um projeto alternativo para o trânsito da região, visando a diminuir o enorme fluxo de veículos que cortam as ruas internas dos dois bairros, que deve ser implantado nos próximos 60 dias”, conta Silvio Sanvito.

Mas a entidade pretende expandir sua atuação e melhorar a qualidade de vida local de forma ampla. Por isso, outros grupos de trabalho já foram formados. Um deles foi o de “Educação, Cultura e Esporte”, que se propõe a um levantamento das escolas, entidades sociais e espaços públicos que possam ser utilizados para lazer, esporte e cultura. Outro grupo foi criado para debater a complexa situação do “Centro Desportivo Municipal Congonhas”.

O grupo “Saúde e Promoção Social”, em sua reunião inicial, lembrou que os dois postos de saúde mais próximos ficam na avenida Ceci e na Avenida Santa Catarina.

O Grupo “Heliporto” reúne moradores que lutam contra a operação de helicópteros de uma empresa de táxi aéreo. Eles pretendem ainda debater a criação de um mini anel viário, obra que será implantada ao redor de Congonhas.

Foi também criado um grupo com o nome de “Serviço de Atendimento aos Moradores”, que deverá receber reivindicações. A divulgação do trabalho da SAPAJJAE e do que está acontecendo na região estará a cargo do grupo de “Comunicação Social e Relações Públicas”.

Uma nova reunião acontecerá no dia 5 de junho, às 15 horas, no Centro Assistencial Cruz de Malta, Rua Orlando Murgel, 161, com participação aberta aos interessados.

0 comentários:

Vídeo no youtube