01/05/2010

Metrô vai desapropriar 136 imóveis em Moema e na Vila Mariana

Edição 2417, de 10 a 16 de abril de 2009
Áreas serão usadas na expansão da Linha que vem de Santo Amaro e ficará pronta em 2012

Ainda falta explicar muita coisa, mas já está definido que 70 mil metros quadrados em imóveis da região de Vila Mariana e Moema serão desapropriados para dar lugar às obras do metrô. No sábado passado, dia 3, o Diário Oficial do Estado trouxe decreto tornando de utilidade pública 29 áreas nesses bairros, onde estão localizados nada menos que 136 imóveis. Os proprietários começam agora a ser notificados por carta, avisou o metrô, mas os moradores interessados poderão procurar a central de relacionamento com a comunidade para saber se seu imóvel está incluído entre os que serão usados para a expansão da Linha 5 - Lilás.

Hoje, a Linha 5 é considerada de baixíssima ocupação pelo metrô, já que a população do extremo sul da capital não consegue se conectar ao centro diretamente com ela, que só tem cinco estações e fica restrita à própria Zona Sul. Na região de Santo Amaro, desapropriações já começaram e geraram polêmica entre os comerciantes e proprietários de imóveis. Ali, o metrô acabou alterando o projeto para conciliar interesses com a população.

Em Moema, acontecerá o mesmo? Que impactos as obras trarão não apenas para aqueles que terão seus imóveis desapropriados mas também para a vizinhança, que sofrerá com interdições e alterações no tráfego já complicado no bairro, redução das vagas para estacionamento, dificuldade de acesso a alguns pontos, além de barulho, sujeira... É verdade que as obras, atualmente, são feitas especialmente sob o solo, em túneis - mas a cratera formada em Pinheiros em janeiro de 2007 provou que os impactos não são tão simples assim. Por isso, é importante que a população se informe do processo das obras o quanto antes (leia nessa página matéria sobre audiência pública).

A promessa da Companhia do Metropolitano é de que as obras da linha 5 estejam concluídas até 2012. No ano passado, pouco antes da campanha eleitoral, o secretário de Transportes Metropolitanos, José Eduardo Portella, afirmou ao São Paulo Zona Sul que a ligação subterrânea entre o trecho já existente da linha 5, em Santo Amaro, e a estação Santa Cruz estaria concluído já em 2010!

A expectativa do metrô é de que o novo trecho vai aumentar excepcionalmente a demanda, com 650 mil passageiros em média, por dia útil. No total, serão 11 novas estações: Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin- Campo Belo, Água Espraiada (cujas desapropriações já haviam sido anunciadas); e Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin, ampliando a malha em mais 11,7 km de via.

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