01/05/2010

Prefeitura confirma mudança no projeto de extensão da Av. Jorn. Roberto Marinho

Edição , de 23 a 29 de janeiro de 2009

Agora, técnicos falam em túnel com 4km para ligar Avenida à Rodovia dos Imigrantes

Demorou, mas finalmente a prefeitura confirmou as mudanças especuladas há alguns meses no projeto de ampliação da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Água Espraiada), no Jabaquara, até a rodovia dos Imigrantes.

Se no começo de 2008 o secretário-adjunto municipal de infraestrutura urbana, Marcos Penido, havia anunciado à comunidade da região um tipo de obra, agora ele divulgou um novo plano, em entrevista exclusiva ao SP Zona Sul.

“Fizemos novos estudos com arquitetos dentro da operação Água Espraiada. E, como nosso foco é na revitalização urbana daquela área, verificamos que a avenida expressa em nível antes pensada poderia cortar os bairros e descaracterizar o córrego existentes. Por isso, o projeto foi readequado e melhorado”, explicou Penido.

Segundo o secretário, o prolongamento da Jornalista Roberto Marinho até a Imigrantes será feito através de um túnel expresso de 4 km de extensão. Enquanto na parte superior, será criado um amplo parque linear ao longo do canteiro central, margeado pelos dois corredores viários já existentes, um em cada sentido. “Com esse novo traçado, as travessias de um bairro ao outro [Parque Jabaquara e Jardim Aeroporto] e o córrego serão respeitados”, ressaltou.

Para fazer essa interligação dos bairros, está prevista no trajeto a construção de quatro viadutos sobre o parque. Dois deles têm locais definidos: um atenderá a antiga reivindicação da população local de ligação até a rua Dr. Lino de Moraes Leme, com alça de acesso à rua Pedro Bueno. Já outro viaduto fará a conexão com a avenida Eng. George Courbisier.

Marcos Peni-do não confirma, porém, a intenção de implantar na avenida Jornalista Roberto Marinho a linha de trem em superfície VLT (Veículo Leve sobre Trilho). “Isso é uma idéia do metrô ainda em estudo”, contou.

O início do prolongamento da Jornalista Roberto Marinho já teve muitos prazos divulgados. A licitação da obra chegou a ser até suspensa pela justiça, a pedido do Tribunal de Contas do Município.

Atualmente cauteloso com prazos, Penido fala que a nova concorrência pública passou pela fase de pré-qualificação e segue em andamento para ser aprovada e publicada em Diário Oficial. Desta vez, ele evita fazer previsões de começo e conclusão de obra – a projeção de término divulgada inicialmente pela prefeitura era até 2010.

“Só vamos divulgar o cronograma quando a licitação estiver bem encaminhada. Vamos nos esforçar para antecipar o fim da obra, mas pode demorar dependendo do trâmite licitató-rio”, alegou.

Antes dividida em etapas, a obra agora será licitada como um todo, incluindo de uma só vez a curta extensão por meio de viaduto da avenida Jornalista Roberto Marinho até a rua Pedro Bueno, e depois a ligação via túnel com parque superior à Imigrantes.

O secretário-adjunto de infraestrutura urbana também não quantifica o número de desapropriações necessárias para a execução dos trabalhos. “Todas as famílias ribeirinhas serão removidas, pois o programa da operação urbana prevê obras de realocação habitacio-nal para esse público”, esclareceu.

O valor total estimado do projeto continua em R$ 1,5 bilhão. A arrecadação, feita pela venda de CEPAC´s, tem ocorrido lentamente e, agora, a Prefeitura ainda está prevendo o repasse de parte dessa verba para obras do metrô (veja matéria na página 5).

0 comentários:

Vídeo no youtube